Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Conecte-se, de forma certa!

Nada é tão forte como o equilíbrio quando o assunto é o uso de redes sociais, principalmente em ambiente de trabalho. Fato constatado é que proibir não é o caminho, mas é preciso que ambas as partes envolvidas – empresa & colaborador – saibam integrar essa tecnologia para um bem mútuo. 

José Carlos Ignácio, diretor da JCI Aquisition (consultoria empresarial) alerta que “a mídia social é uma faca de dois gumes, pois pode ser uma excelente ferramenta de produtividade para alguns profissionais, mas um perigoso elemento de dispersão para outros”. No primeiro caso todos ganham, no segundo é fácil ver que ambos perdem!

O resultado de uma pesquisa da PageTalent, consultoria dedicada a seleção de estagiários e trainees, que apontou que 45,2% dos jovens utilizam mídias sociais no expediente. Deste total, 42% passam pelo menos uma hora do dia de trabalho nos sites/aplicativos.

Como usar? Primeiro, lembre-se que seu papel na empresa, durante o período de permanência, é de trabalho! Cumprir seu acordo de produzir e realizar suas tarefas é primordial. Se redes sociais fazem parte disso, ok. Mas se não, é melhor repensar seu uso! Não atrapalhe seu dia a dia... pode gerar consequências desnecessárias!
1 – Cuidado com as notificações:Uma boa forma de não instigar a vontade e a curiosidade de acessar as redes sociais no trabalho é não receber notificações das mesmas no e-mail corporativo e desativar notificações em aparelhos móveis. Utilize horários sem demanda para tal. Se for algo realmente urgente, quem está te enviando utilizará o método antigo: Uma ligação!
2 – Disciplina:Guarde um horário para isso e de maneira alguma, deve deixar a rede social aberta o dia todo na tela do computador. Acessos indevidos a rede da empresa podem ocorrer.
3 – Contenha a Ansiedade:Não é porque iniciou uma conversa que esta deve ser alimentada o tempo todo. Foque no que é importante, e não se sinta obrigado(a) a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Quantidade não é qualidade, seja seletivo(a) no que participa!
4 – Reflita sobre seu emprego:Uma vez que acessar redes sociais apenas como entretenimento toma muito tempo da carga horária de trabalho, isto significa que a realização (tempo) e envolvimento (qualidade) com as atividades do dia a dia não estão de acordo. Uma pergunta rápida pode ajudar: “o que vale mais?”

Bom senso, equilíbrio e organização. Dessa forma todo mundo pode ganhar. As empresas estão passando por mudanças, mas o foco de muitas ainda é realizar com eficiência suas atividades, atender com qualidade seus clientes e ter equipes cada vez melhores.

Fonte: Artigo Redes Sociais no trabalho: 5 dicas para manter a produtividade | Portal Carreira & Sucesso – texto com adaptações para o blog locamotoexpress.blogspot.com e comunicado interno Locamoto Express.

Nenhum comentário:

Postar um comentário